Gente burra nós filmes de terror

 


Eu odeio filmes de terror, não pelo susto que eu possa vim a ter, ou pelas cenas genéricas que chegam há nem fazer sentindo, mas sim porque as pessoas nos filmes são tão burras, que chega a ser idiota a maneira que eles atuam. E eu fui atrás pra entender isso, e olha, faz sentindo, dá raiva? Sim, mas faz sentindo.


Por que você já percebeu que em quase todo filme de terror os personagens parecem meio lentos? Eles sempre vão investigar barulhos estranhos, entram em lugares obviamente assustadores, ou fazem escolhas que a gente sabe que vão dar errado. Mas, por mais irritante que isso seja, tem um motivo por trás.


Primeiro de tudo, o terror precisa que as pessoas fiquem em perigo. Se todo mundo agisse de forma super inteligente, saindo correndo logo de cara ou se escondendo direito, o filme acabaria rápido e sem graça. A tensão e o medo só acontecem porque os personagens se colocam em situações arriscadas, mesmo que a gente fique revirando os olhos.


Além disso, quando estamos com medo de verdade, nem sempre tomamos as melhores decisões. É tipo quando você se assusta em casa e, ao invés de ficar parado ou sair correndo, vai direto ver o que fez o barulho. Em filmes de terror, esse "pânico" faz parte da diversão. Ver os personagens tomando decisões ruins só aumenta nossa ansiedade, e é isso que deixa tudo mais emocionante.


Também tem o fato de que muitos filmes de terror seguem fórmulas que a gente já conhece. O público meio que espera que os personagens vão fazer besteira. Isso se tornou parte do charme do gênero, quase como uma piada interna entre o filme e a galera que tá assistindo. A gente sabe que a protagonista vai se esconder no pior lugar possível, mas é isso que faz a gente gritar pra TV e ficar ainda mais envolvido.


E, por último, às vezes esses personagens "burros" estão ali pra fazer uma crítica sutil. As decisões erradas podem refletir como, na vida real, a gente também ignora os sinais de perigo ou age sem pensar nas consequências. É tipo uma metáfora de como a gente, como sociedade, também comete erros quando deveria saber o que fazer.


Então, no fim das contas, os personagens de terror não são burros por acaso. Eles fazem o que fazem pra deixar o filme mais emocionante, nos prender na história, e até nos fazer refletir um pouco. Mesmo que a gente continue gritando pra eles não abrirem aquela porta.

Comentários