Ilusões da Faculdade



Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde não só ensolarada como abafada, porém feliz, ontem não teve postagem e ela só está vindo agora por dois motivos, primeiro tive prova na faculdade e fiquei preso estudando e também porque eu estou noivo meus amigos, ontem pedi minha namorada em casamento então né... Não dava pra escrever, porém deixando isso de lado, vamos para postagem.

Nesse final de semana que passou ocorreu o Exame Nacional do Ensino Médio ou só ENEM, um dia muito importante para os que estudaram o ano todo na intenção de conseguir uma vaga em uma boa universidade ou para muitos brasileiros que já consideraram esse dia como um feriado nacional para crianção de memes. Para ambas pessoas esse final de semana foi muito importante, eu não irei comentar aqui sobre o que eu achei do tema da redação e das questões envolvidas a língua portuguesa porque isso já está saturado na internet, também não irei comentar sobre os memes que foram criados mesmo eu querendo muito isso. 

Hoje iremos conversa, ter aquele bate-papo padrão de toda semana sobre algum certo tema e eu achei viável colocar aqui algumas coisas sobre a faculdade, pra quem não sabe eu estou cursando Letras - Português e Literatura estou no meu segundo período bem no final do segundo e graças a Deus já entrando de férias, e como estou ainda no meu primeiro ano eu ainda tenho algumas lembranças da época que eu não era estudante universitário, os acontecimentos e sonhos que eu criava na cabeça para quando eu entrasse para uma universidade, e bem... É tudo mentira, tudo não, vamos colocar que mais ou menos 85% é mentira. 

Eu não cheguei a fazer pré-vestibular e nem tive essas maratonas de estudos perto do enem como muitas pessoas costumam fazer, que por sinal são maratonas insanas de estudo, eu dei aula para uma galera ajudando em algumas coisas na redação e meus alunos sempre mostravam na cara uma expressão de "Socorro... Me ajuda..." Eu fiz o enem ano passado e não gostei muito do meu desenvolvimento na área de exatas mesmo eu já sabendo por alto como seria minha média, e de birra eu fiz um vestibular para faculdade que eu estou e passei poderia ter feito antes mas quis testar os conhecimentos no enem. Na época de estudos lá pro meado do terceiro ano do ensino médio eu assistir muitos filmes e seriados envolvidos a faculdade e acabei criando a ilusão do mundo maravilhoso do que era lá, só que não é bem assim sabe. Digamos que é mais ou menos 85% pura mentira e eu irei falar um pouco disso.

Um exemplo clássico disso é o famoso "coxinha ou xérox", se você é ou conhece um universitário já ouviu essa piada de ter que escolher entre coxinha ou xérox, bem isso acontece porque primeiro a comida de universidade a minha é privada ok? é cara, as comidas da cantina da minha faculdade estão por volta de 7 reais as mais baratas, mas eu também tenho uma praça de alimentação ao redor da universidade a minha fica próxima ao shopping gigantesco as coisas são baratas. No entanto o que eu quero dizer é que muita gente diz que tem que escolher entre a coxinha ou xérox sendo que as vezes nem é isso tudo, na minha universidade é caro a comida porque tem muita gente "riquinha" que estuda lá, mas eu vi que em diversas universidades qualquer salgado ou demais lanches é barato, então dá pra comprar e ainda pagar as xérox que bem... Isso de fato é caro. O problema é que a internet acabou transformando isso em um monstro de sete cabeças, e ainda tem outra coisa, muitas das vezes existe os PDF que é talvez o arquivo mais usado pelos universitários eu mesmo economizo muito com xérox porque opto por encher meu celular de PDF. Em vez de pagar de dramático eu prefiro comprar meu lanche, gasta com xérox o que é essencial e nas demais coisas simplesmente joga pro celular como PDF.

Uma outra coisa que muito me irrita e me deixa sempre tentando entender do que se trata, é todo mundo achar que trabalhos são fáceis, tanto estudantes de escola como pessoas fora dela pai e mãe por exemplo toda vez que falo que tenho que ler vários livros, e acabo muitas das vezes acordado montando o trabalho, as pessoas quase sempre ficam na mesma coisa: "Uai... Por que não copia da internet?" Entendam que não dá pra copiar, parace que os tutores estão com câmeras na sua casa, nem terminam de ler o trabalho e já sabe de onde você tirou tudo que escreveu. Uma outra coisa é "Pra que toda essa graça, faz só "Trabalho de ... " e pronto" Não não é assim que funciona, para qualquer um que pensa em entra em uma universidade eu já aviso vocês sobre a maravilhosa maldita regra ABNT, que é talvez uma das piores coisas que um universitário tem, você pode saber de cabeça toda a regra e montar o trabalho direitinho, sempre algo vai sair errado, sempre. 

Além dessas duas coisas que eu vejo como principais e talvez as mais faladas muitas outras coisas são totalmente o contrário do que você sonhou ou imaginou. Eu estudo a noite então todos os dias que tenho aula eu voltou simplesmente morto, é um cansaço mental sem igual, na sala toda hora troca de professor ou você tem que ir pra uma sala e depois pra outra, pegar elevador aqui, subir escada ali. Seu corpo fica pesado e cansado e as vezes se viciar em café pra te manter acordado é o menor dos seus problemas, eu sempre fui muito fã de café mas depois de começar a estudar e ser bombardeado toda semana com trabalhos e coisas pra apresentar eu ultimamente estou bebendo mais café do que água, não recomendo isso mas vocês perceberam isso futuramente, vai ver que depois de tanta aula seu corpo e mente vai está tão cansado que um copinho de café vai reunir todas suas forças. E nem adiante dizer "aah eu não gosto de café" Amigo você vai beber, vai percebe que é a única coisa que vai te deixar acordado sem te fazer tão mal assim como muitos energéticos costumam fazer. 

São muitas ilusões implantadas nas nossas cabeças quando o assunto é universidade, porém é talvez uma das melhores experiências da sua vida, é essencial não só pelo fato de que se você quiser um emprego digno você precisa de uma, mas sim porque assim todos os seus contatos serão aumentados, você vai conhecer pessoas novas, pessoas com o mesmo interesse que você, uma visão de mundo vai se abrir pra você, assim como eu talvez você perceba que muita gente consegue fazer o que você faz ou talvez até melhor que você, fazendo assim criar a famosa "rivalidade saudável" você sempre vai querer ser o melhor, e pra isso você vai começar a ler livros, artigos cientifico, vai trocar o Google pelo Google Acadêmico que talvez é a melhor coisa que o google criou depois do blogger

Bem universidade é um lugar incrível, porém eu recomendo que você não entre nela com grandes expectativas, não vá entra no seu primeiro dia de aula achando que tudo que dizem em páginas do facebook é real porque muitas das vezes não é. Uma última dica é que eu sempre gosto de falar pra todo mundo que vem conversa comigo. Faça o que você gosta sim, esqueça isso que todos dizem de que não dá dinheiro, faça o que você goste que o dinheiro vai vim sim e ponto final, quem faz o emprego é você e não o contrário; Então se você gosta do meio ambiente sei lá faça engenharia ambiental e não se importe com os outros não sei se engenharia ambiental é pro meio ambiente ok?. Muitos dizem que sou louco por cursa letras em licenciatura, eu? Ser professor? Com a crise no país? Como ninguém respeitando professor dentro de Sala? Bem... É o amor né?

Antes de termina a postagem tenho um último pedido a vocês, e esse vai especialmente para quem vai cursa: Ed. Física e Medicina. Vocês não precisam andar de jaleco ou com roupa de academia o tempo todo ok? Não faça isso, de noite normalmente faz frio e eu sinto pena de vocês tanto pelo frio como por toda a faculdade querendo te julgar e matar, coloca uma calça normal e um casaco, não me apareça na sala com roupa de ginastica, é algo tão "WFT?". Acredite se você riu disso não é mentira, tem gente que vai assim pra faculdade... 

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

Comentários

  1. Hey!!
    Não sei se lembra de mim, mas sou a Tane dona do Zona Neutra. Eu costumava comentar aqui de vez em quando, até que entrei em um hiatus, mas voltei!
    Parabéns pelo seu noivado! Felicidades aos dois <3 Tem que ter coragem para pedir em casamento no meio dessa loucura de faculdade, né hsuasha Eu ainda não comecei a cursar a minha, mas ano que vem estarei lá. Firme e forte e sem nenhuma expectativa. O que vier vai ser uma surpresa boa ou ruim (Tomara que venham mais as boas) q
    Tenho uma amiga que também estuda letras e pergunto direto pra ela como consegue gostar, porque português é a matéria que mais detesto do fundo da minha alma - nada pessoal, ok? - sério, eu não consigo gostar, apesar de gostar de escrever e gostar de redação.
    Eu concordo com o fato que você receberá um bom salário se você for um bom profissional. Afinal, todas as profissões tem aqueles que fizeram sucesso e os que fracassaram. Ah, essa do jaleco, eu já estou ligada, vou cursar biomedicina e já sei que não irei ficar desfilando pela universidade de branco, porque é o maior mico e também porque irei ficar parecendo vendedora de pipoca shausha'
    Bem, é isso. Até

    Zona Neutra ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHEUHAEHAEH Português é AMAZING.

      Além de pagar mico, imagina uma biomédica levando bactéria sem querer porque usou jaleco -qq.

      Boa sorte na faculdade, as surpresas são boas, mas quase sempre não temos coração pra tal coisa kk.

      Excluir

Postar um comentário