Coisas do Japão - Tradições de Ano Novo

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nesta tarde ensolarada e abafada trazendo hoje mais uma postagem para o blog, desta vez pra conversar um pouco com vocês algumas coisas do Japão, e de tantas coisas eu pensei "por que não sobre o ano novo?" ainda está começando o ano e então creio eu que tenho direito de falar um pouco as tradições de ano novo no Japão. 

Então pessoas duas coisas que quero deixar claro antes de partimos para a postagem, a primeira de todas é que sãos as tradições religiosas que até pouco tempo eu não sabia mas existe bastante, no entanto nunca comentei aqui pelo fato de ser algo muito avoado eu teria que ficar pescando cada tradição e a segunda que essa postagem é totalmente baseada no blog Skdesu.com pois lá o Kevin juntou tudo certinho, facilitando muito a minha vida, então sem muita enrolação vamos a postagem. 

Vamos começar com um dos que mais achei interessante que é o, Oniyouzu uma tradição na qual durante o ano novo japoneses costumam soltar pipas (ou papagaio) de papel, sabem de qual estou falando né?, que no passado, as pessoas soltavam pipas conhecidas como Oniyouzu na forma de demônios japoneses, como forma simbólica de se livrar do mal. Hoje a maioria solta pipas normais, eu acho que seria mais legal continuar com as formas de demônios pra fazer todo o simbolo ser muito mais forte, não que não seja né. 

Otoshidama, é normal os pais, avós, tias e tios dar às crianças dinheiro em envelopes especiais no Ano Novo. Dependendo da idade das crianças esta é geralmente recebem entre 3.000 a 10.000 ienes, essa tradição bem que poderia vim para o Brasil né? obvio que eu não iria mais ganhar pela idade e talvez eu até teria que ser do grupo que dá o dinheiro, no entanto é algo bem legal.

Kohaku Uta Gassen é um especial da TV japonesa que funciona a mais de 60 anos, tempo pra cacete. É um dos programas mais populares da história do entretenimento japonês, onde 80% da população japonesa assiste todos os anos, que não no caso é um show musical com diversas apresentações e bandas pop japonesas, tipo o que tem aqui no Brasil, que todo ano acho muito da hora. 

Tocar o sino. Alguns templos budistas no Japão tocam o sino 108 vezes a meia-noite para representar os 108 pecados humanos do budismo. Quando isso é feito, os visitantes têm uma rara oportunidade de tocar o sino do templo, simbolizando a purificação dos pecados, eu acho que 108 vezes é um número bem alto pelo menos pra mim que quem me conhece sabe que sou péssimo em matemática fazendo até parecer que estou de deboche, se aqui só tem que pular 7 ondas e eu já me perco na 4, imagina no Japão que são 108 batidas no sino. 

Dondo Yaki, durante o ano novo, japoneses conseguem amuletos e objetos da sorte novos. Existe uma fogueira onde eles podem jogar os objetos antigos para queimar, jogar eles no lixo significa má sorte, ao meu ver é meio que uma renovação de espirito, gostei bastante da leveza que isso demostra ser, jogar todos os amuletos antigos no fogo e pegar novos. 

Hatsuhinode, no dia 1 de Janeiro, os japoneses costumam se levantar bem cedo para assistir o primeiro amanhecer do ano, muitos se reúnem e vão para o litoral ou alguma montanha para apreciar o nascer do sol, se pesquisar você encontra muitos poemas sobre primeiro dia do ano no Japão.

Além dessas tradições li no blog Skdesu.com várias outras que aparecem em outras épocas do ano, como escrever o nome em uma plaquinha pra que algo bom ocorra, essa de tocar o sino também já vi em diversos animes e doramas, e por ai vai gente.  

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

Comentários