Universo de John Wick

Eu me sinto cometendo um crime, ao falar que eu nunca tinha visto nenhum filme ou melhor, eu nem fazia ideia qual a ideia por de trás desse filme, eu não sabia de absolutamente nada, mas eu me redimir e assistir todos os quatros filmes de John Wick em dois dias, e em vez de uma resenha geral sobre tudo, eu optei por falar do que realmente me interessou nessa história: Universo dos ladrões. 

Quem assistiu todos os filmes já consegue percebe que o mundo de John Wick por mais que seja muito parecido, quase beirando idêntico ao nosso, há enormes diferenças, como por exemplo diversas cenas não só de tiroteio, mas lutas muito agressivas e as pessoas andando normalmente, ou cenas como em todos os filmes tem, as famosas perseguições em baladas que rola um tiro aqui e ali, as pessoas olham, assimilam o que está acontecendo e continuam dançando como se fosse a coisa mais normal do mundo, sendo que se você ver a mesma cena em algum outro filme ou obra você percebe que isso é já o suficiente pra galera correr desesperado, o que então só entra na minha cabeça ser algo "normal" nesse mundo, que não é o mesmo que o nosso.

E eu nem irei falar que isso é um problema de roteiro, pois como falei deve ter sido uma regra criada para esse mundo, que é diferente do nosso, os quatro filmes em si já tem muito problema de roteiro, não vou embarca mais um, pois se você assistir pelas lutas e a ação que o filme promete trazer, você sairá surpreso e realizado, mas a história em si, é algo mal contado na minha opinião

Nesse mundo, as grandes máfias e gangues comandam tudo o que é meio que aqui também e John Wick é um assassino de aluguel, a alta cúpula meio que uma organizam criada por essas famílias e gangues, criaram ao redor do mundo os hotéis continentais, com o proposito de ser uma zona neutra desse mundo de assassinatos, e eu nesse ponto gostei muito, por mais que seja um mundo de traições, um matando o outro, existe um lugar que é uma zona neutra, ninguém mata ninguém, ninguém faz nada de errado senão tem consequências altas, todo mundo tem um lugar pra relaxar e descansar, beber algo... 

Pra quem gosta de criar mundos, criar histórias, escrever sobre lugares secretos com suas próprias leis e regras, é simplesmente incrível ver isso em pratica em proporções astronômicas, já que não é só o hotel continental que existe, como as moedas de ouro que são fabricadas e funcionam como moeda de troca pra tudo nesse mundo, pra assim as autoridades não rastrear ninguém, e todo mundo está dentro sistema, do taxi, ao policial, ao médico, todo mundo que você mostra a moeda de ouro muda a forma como te atende pois sabe que você faz parte do submundo. 

Além das coisas simples, fiquei boquiaberto com as outras coisas grandes que existem, já que eu pensava que a ideia da alta cúpula fosse somente para juntar as maiores famílias e gangues, mas existem juízes que podem decretar as coisas e acabar com a vida de alguém ou dizer que um hotel não pode mais existir, existe o marquês que é acima do juiz e tem muito mais poder, o ancião que é acima de todo mundo, ele pode destruir a vida de tudo e todos apenas com uma palavra. 

É um universo muito rico, muito bem explorado dos quatros filmes e agora pelo o que eu soube tem uma mini serie explorando mais desse universo, pois é incrível, mas foi limitado ao contar, eu tive que pesquisar por fora pra entender melhor. Já que o primeiro filme ele não trás uma introdução da história, ele simplesmente nos joga nela e cabe a nós buscar aprender ou não sobre. 

Eu sei que acabei deixando algo escapar, mas é porque acontece tanta coisa e cada filme tem uma duração enorme, que mesmo me esforçando eu não vou lembrar de todos os detalhes desse universo.

Comentários