Mangá ou Manhwa


Há um bom tempo atrás, eu recebi uma indicação de mangá chamado Re Life, que é esse que escolhi como capa do post, que por sinal ele também recebeu uma versão anime que está excelente, e eu já falei sobre ele alguns anos atrás, entre um post aqui e outro ali, e em algum momento eu irei fazer algo exclusivo pra ele. 

Porém o que me chamou atenção nele é a maneira como ele foi feito, por ser um mangá eu já esperava aquele estilo preto e branco, se fosse um de comédia iria provavelmente usar o formato 4 koma que todo mangá de comédia e história curta usa, além de um romance aqui outro ali nada muito interessante, mas eu me surpreendi quando vi que ele era colorido, os personagens todos eles sem exceção tem uma profundidade absurda e a historia é incrível. E foi ai que eu conheci os manhwa... 

Eu sei que quem já leu ou viu o anime vai falar "ah não, não é manhwa, é mangá mesmo" e realmente é um mangá que utiliza dos traços e estilos de escritos de manhwa pra contar uma história, porém graças a ele, eu fui pesquisar pra entender o porque das paginas serem esticadas e coloridas e ai eu conheci esse universo novo. 

Otaku é tudo doido né, não pode conhecer algo novo que já fica todo feliz e quer pesquisar mais e mais sobre, e foi ai que eu conheci por exemplo Solo Leveling, também Tower of God, que por sinal foi só mostrando pra mim o quanto os coreanos gostam de meter um inglês em tudo, todo manhwa tem um nome todo em inglês.

Pra quem só lia mangá, eu fiquei surpreso com essa nova descoberta, e comecei a devorar tudo que eu via pela frente, me fazendo assim entender que o problema não é o estilo de obra, mas sim o que acaba te agradando... Pera, confuso eu sei, mas vou explicar agora.

Desde quando comecei com o blog, isso lá pra um tempinho atrás, eu sempre me senti muito chateado por não conseguir ler tanto como meus amigos, todo mundo devora todo tipo de mangá que aparecia e eu fugindo de todos, ou a história era maçante, ou eu ficava enteado... Eu pensava que nunca iria criar esse gosto para leitura de quadrinhos ou mangá. No entanto eu comecei a pensar: Tem livros que eu não leio por nada, e tem outros que eu devoro como se não houvesse o amanhã, talvez seja a mesma coisa também com mangás. 

Eu por exemplo, não leio nenhum tipo de livro que tenha drama como rota de história, sem condições, eu me sinto péssimo e angustiado, contrapartida todo livro de fantasia, pode ser de um escritor no sul da Noruega em inglês, se me chamar atenção eu vou ler sem parar. Logo o problema não são os livros, e sim no que eu gosto ou não gosto de ler, entende? 

Com os mangás é a mesma coisa, eu não consigo ler mangás sem parar, mas me dá um manhwa que eu leio 100 capítulos em um dia, talvez seja o estilo de história, por ser colorido e eu acho mais interessante e trabalhoso, ou eu só quero fugir do genérico mesmo, mangás são tão previsíveis que chega ser chato, sempre é fácil de achar o vilão, o herói, as garotas que amam ele, o casal que vai se forma, o ecchi se vai ser agressivo ou não, é muito fácil de entender tudo isso. Já nos manhwa eu sinto que a história são mais profundas e bem trabalhadas.

Claro que há exceção em absolutamente tudo né, tem mangás profundos e ótimos, como também tem manhwa que não desce por nada, isso é completamente normal. 

Comentários