Letterboxd e a necessidade dá nota



Desde que me entendo por gente, ou melhor desde quando eu comecei a utilizar muito mais a internet, porém eu adoro essa frase "desde que me entendo por gente", enfim, eu comecei a funcionar através de uma motivação, uma recompensa, fazer por fazer eu até posso, porém você ter uma recompensa após fazer algo é muito bom, e isso vai para vários fatores, trabalho na qual você recebe em dinheiro, estudo na qual você tem conhecimento e uma nota para passar, até quando se faz uma boa ação, a recompensa de se sentir bem, isso move a gente e é normal. 


E óbvio que não seria diferente com o entretenimento, você pode assistir vários animes, e pode acabar ficando meses se ver, ou você pode ver e achar legal, porém se aparece para você um lugar na qual você pode categorizar, dá nota e uma opinião talvez você olhe para os animes com outros olhos, pode não mudar nada na sua vida, mas também pode fazer você ter mais empenho pra ver mais obras certo? E por isso que My Anime List é tão famoso, e todo dia tem centenas de pessoas dando opinião e nota, eu não vou mentir eu já assisti muito anime só porque eu vi muita gente levanto ele no rank dos melhores. 


Assim é com o Skoob que faz a mesma coisa só que com livros, fazendo assim muita gente ler mais livros pois quer ter essa recompensa, essa impressão boa de si de falar: olha minha estante e vê quantos livros eu já li... Parece bobeira e até pode ser, porém isso é algo bom ao meu ver e eu já irei dizer o motivo.


Ai veio o Letterboxd e está explodindo na internet, pois ele lhe dá a oportunidade de você categorizar seus filmes e dá notas também, causando na grande massa de gente a mesma coisa que falei nos dois exemplos anteriores, só que por ser filme o nicho de gente é muito maior, até piadas como "ah no fim do filme em vez de levantar pra ir embora, eu vejo um monte de gente pegando celular pra ficar dando nota no letterboxd", e não vou mentir, é o que está acontecendo mesmo.


Pra mim isso é algo magnifico, pois se eu tenho o pensamento de fazer as coisas graças a algo me incentivando há isso, eu creio que há muita gente fazendo o mesmo, para ter uma ideia eu tenho um "check list" de folga, com tudo que eu preciso fazer durante meus três dias de folga, e está entre ler mais capítulos do livro, ver animes, ver series, ver algum filme, até varrer a casa toda e fazer exercícios físicos entre outras coisas, pode parecer bobeira e parecer que não tenho controle sobre a minha vida, mas eu enxergo mais como um incentivo e uma organização para poder ser uma pessoa mais produtiva. 


No entanto sempre irá ter aqueles que pensam o contrário disso, e o que eu mais escuto é  "agora ninguém vai mais ver porque é um filme bom, e sim porque quer fazer parte de um grupinho e dá nota em tudo". Olha eu sinto e enxergo isso como um pensamento tão elitista, de se achar superior, e querer julgar algo que faz a pessoa ter um pouco mais de entretenimento, idai se a pessoa está dando nota? Graças a esses site, tem mais gente conhecendo novos animes e assistindo mais animes, graças esses sites há muita gente lendo muito mais livros, graças esses site o cinema está voltando a respirar, pois óbvio ele nunca vai morrer, mas tinha muito diretor de cinema com medo dos streaming que estão dominando tudo e ninguém quer mais ir pro cinema, e agora finalmente o jogo está virando. 


Eu acho que vai muito mais do que só dá notas, eu enxergo como uma nova oportunidade de trazer pessoas para esse mundo, muita gente pode ir só com intuito de vê, dá a nota e seguir com a sua vida, até chegar aquele anime, aquele livro, aquele filme que vai fazer ela mudar por completo sua opinião, e tentar entender mais desse universo. 

Comentários