Empatia Seletiva dentro do BBB

Como já falei alguns post atrás, estou acompanhando o BBB e até que está bem divertido na minha opinião, ano passado vi algumas vezes, mas eu decidi acompanha e ver como funciona esse programa na integra e estou surpreso de como o ser humano se molda e encaixa em coisas somente porque é essa a "regra" que se cria.

O que eu conheço da Vanessa Lopes é o que a internet fala dela, o conteúdo em si eu nunca procurei ver, mas ela não é muito querida pela internet não, parece ser alguém meio fora da caixinha, mas ai disso a internet está cheia e eu não me importei, já no BBB, logo de cara eu pensei "como alguém que trabalha com internet, fica 24h do dia conectada, mexendo no celular, vai conseguir sobreviver há esse novo ecossistema?" Digo isso, porque foi tirado dela da noite pro dia tudo que ela já está acostumado, e alguma hora essa loucura ia bater na porta, e nas ultimas semanas bateu e bateu forte.

Ela começou a criar teoria da conspiração com tudo ao seu redor, falou que algo não está certo, que os quadros colocados e tal posição significa que certo jogador é mais forte que o outro, que o dragão que tem na academia como decoração, na verdade representava algo, e só ela foi escolhida como aquela que enxergava algo que ninguém mais pode ver... Resumindo, ficou doidinha, a internet pensou isso, eu pensei, até a mãe dela falar: então galera... ela é assim mesmo, não está doida não.

No meio de seus muitos surtos, gritos daqui e dali, acusando pessoas e falando muita besteira pra outras, ela meteu o louco e apertou o botão de desistência, e com isso a internet foi a loucura e agora, depois de uma introdução longa, vamos entrar no assunto do post, eu peço desculpa, sou uma pessoa muito prolixa eu sei disso, tento melhorar, mas tá demorando pra acontecer isso. 

Na internet sempre existira três grupos, os que apoiam, os que criticam e os que estão nem ai, os que estavam apoiando a Vanessa Lopes diziam que ela é uma menina jovem, que tentam cancelar ela com tudo, ela é cheia de gatilhos e que tudo que ela faz é criticado e sofre muito, já os que criticam falam que não importa ser jovem ou não, ela não pode fazer terror psicológico com ninguém, ela não pode atrapalhar a paz dos outros com neuras dela que ela quer impor nos outros, não pode sair falando que fulano e ciclano são atores e que todo mundo é falso, já os neutros dizem: quem é Vanessa Lopes?

E nesses grupos a gente vê claramente uma empatia seletiva, você escolhe com quer ser empático, com quem você quer abraçar a dor e falar "estou contigo", seja essa pessoa uma babaca ou não, você vai sofrer com ela enquanto ela chora, mesmo que dez minutos atrás ela fez cinco outras pessoas chorarem, eu por exemplo sempre achei ela fora da caixinha e todo o choro dela era bem sem sentindo pra mim, não colava sabe? Eu via tudo e ficava achando uma loucura e mentira, mas quando ela fez por exemplo o Bin que é um cara que eu gosto do estilo de jogo se sentir mal, eu fiquei triste por ele, mesmo o próprio já ter feito algumas coisas bem sem sentindo. Empatia seletiva certo?

Big Brother acima de tudo é um experimento social, colocar pessoas confinadas dentro de uma casa sem acesso a internet é doideira demais, você vê o que é mais de profundo em alguém, o seu verdadeiro ser, você pode entrar querendo criar um personagem, mas sustenta ele durante três meses, em 24h por dia com absolutamente o Brasil inteiro te vendo, já que tem câmera em todo lugar, é quase impossível. O verdadeiro jogo não é criar conexões com as pessoas lá dentro e ser legal pra não ir para o paredão, já que o jogo vai fazer de tudo pra te jogar lá, mesmo você sendo amigo de geral, o verdadeiro jogo é fazer o publico te amar, e vou te falar, o publico é bem exigente, uma semana te ama, outra te odeia, você tem que ter sorte de que eles te amem quando você estiver no paredão e que te odeiem quando você for líder ou anjo, pra não sofrer. 

Porque quem está lá, pode pensar que comanda algo, mas quem comanda é o pessoal aqui que decide quem vai gostar, quem vai segurar a dor, com quem você vai ser empático ou não, a Vanessa Lopes chegou em seu limite e fico feliz, pois ela poderia sofrer muito, tendo em vista que ela estava começando a ser rejeitada pela casa, ninguém mais estava aguentando ela, e aqui fora estava tudo muito dividido, e ela poderia ser caso fosse para um paredão, pois assim como a Karol Conká que mesmo tenha feito um terror psicológico, atormentado uma galera na cabecinha dela estava tudo ok, mas a internet odiou tanto ela que a mulher saiu com uma rejeição absurda, isso ferrou com a mente da mulher, não só a rejeição, mas também o que vem depois da saída, a Vanessa Lopes é doidinha, mas tinha uma galera no aeroporto esperando ela e pulando de alegria quando a viu, pois ela tem fãs que abraçaram a causa dela, já a Karol não, essa sofreu mesmo...

Vamos tentar diminuir mais isso? Tentar ser empático com todo mundo independente da loucura dele ou não? Eu acho que só por ser um ser humano já lhe dá esse direito de chorar um pouco e ser abraçado, mesmo que tenha falado uma besteira aqui e ali. 

Comentários