Resenha: O Beco do Pesadelo

 

Quando terminei o anime Great Pretender, eu estava me sentindo meio "órfão" de historias que contam esse ponto de vista dos picareta, alguém que só esta ai para ser o charlatão e por mais que seja algo ruim, nos acabamos criando algum tipo de simpatia por eles, torce por eles, gosta deles... 


Pensando nisso, eu acabei encontrando esse filme, e não vou mentir, que filme interessante, muito muito interessante, Guilherme Del Toro para variar não deixa a desejar em sua maneira de contar uma história, fazendo você odiar personagens, amar outros, sentir pena e raiva, deveria ser algo comum entre todos diretores, mas infelizmente não é o que acontece, nem todos sabem nos tocar como esses renomados conseguem. 


A ambição que leva à ruína


O Beco do Pesadelo, é uma adaptação do romance de William Lindsay Gresham, lançado em 1946. O filme conta a história de Stanton Carlisle, um ambicioso vigarista que se une a uma clarividente e seu marido mentalista para enganar um perigoso magnata com a ajuda de uma misteriosa psiquiatra.


O filme é um suspense noir que explora os temas da ambição, da ganância e da corrupção. Stanton Carlisle é um personagem complexo e fascinante, que é ao mesmo tempo carismático e manipulador. Ele é um produto de seu ambiente, um mundo de circos, shows de variedades e jogos de azar, onde a ilusão e a fraude são moedas correntes.


Como falei, Guilherme Del Toro cria um mundo visualmente deslumbrante para a história. O filme é ambientado nos anos 1940, em um período de transição da América, com a Segunda Guerra Mundial chegando ao fim e a sociedade entrando em uma nova era de prosperidade. O diretor usa elementos de fantasia e horror para criar uma atmosfera sombria e envolvente.


Eu diria também a história é sobre a transformação de um homem em monstro, desde a construção inicial do personagem, estendendo-se durante o filme em pequenas referências utilizadas para concluir o filme. Ainda que usando elementos fantásticos, a história traz um realismo maior do que nunca, abordando o que há de mais terrível no profundo do ser humano e a capacidade de corromper-se diante do dinheiro, luxo e poder.


E o final, que mesmo muitos falando ser bem previsível, acabou por me pegar completamente de surpresa, eu imaginei um final parecido com o que eu vi, porém não chegando a proporção como chegou e no fim é meio que aceitável o personagem ter tal fim, a história se encerra muito bem, mesmo falhando majestosamente em contar outras coisas, eu gosto de pensar que se você não quer falar profundamente sobre um personagem, não cite ele com tanta vontade, pois a audiência pode acabar por cobrando de ti essa história. Mas eu suponho que isso seja já uma coisa que vem da obra original e não da sua adaptação. 

Minha nota no IMDB foi 7/10. 


Comentários