A crise dos 20 e pouco anos



Todo mundo já passou dos 20 anos, ou ainda vai passar, mas o que todos nós já ouvimos é sobre a “crise da meia idade” que é quando alguém um pouco mais velho já está entrando em desespero por se imaginar mais velho e ai começa a surta com coisas bem bobas, começa a ficar mega infeliz e achar que não tem mais razão para viver, para alguns bobeiras, para muitos é uma realidade. 


Hoje por acaso, eu trago para todos nós essa conversa, porém mudando um pouco as idades, pois pelo incrível que pareça hoje vivemos também: a crise dos 20 e poucos anos, pois pode te pegar dos 20 aos 29. E acredite se quiser é algo muito comum e todo o mundo já passou por isso ou sequer pensou alguns minutos em alguns dos pontos que irei trazer aqui. Óbvio que eu não sou psicólogo, e tudo que estou falando aqui é apenas o mais puro e sincero achismo e convicções de alguém que tem seus 26 anos e já se pegou pensando muito e sofrendo por coisas que não tem nem o porquê sofrer. 


Já podemos começar a dizer que ansiedade e depressão, os dois grandes males dos dias atuais, não é algo novo, não é algo que veio nos últimos dez anos, como se simplesmente surgisse do nada. Acontece que sempre esteve ao nosso redor, essas doenças mentais sempre perseguiram a gente, a diferença é que hoje em dia todo mundo se sente nem sempre a vontade para falar sobre, e antigamente nossos pais e avós eram forçados a esconder ou mascarar essa dor com os argumentos de: “pobre não tem tempo pra ficar triste não” ou “isso ai é tudo frescura, é falta de trabalho” ou para os religiosos fervorosos “é falta de Deus, está em pecado”. Nossa geração não é a geração do mimimi, não é a geração que se dói com tudo, é a geração que não aceita mais ouvir besteira de ficar calado, ou sentir dores, a pressão subir, ficar sem dormir tudo isso por causa de coisas que a própria pessoa não consegue resolver. Nós não somos fracos ou covardes, somos apenas pessoas tentando sobreviver em meio ao caos. 


E aí que vem a crise dos 20 e poucos anos, pois a gente começa a perceber que por mais que trabalhemos, estudemos e tudo mais, nunca seremos como os nossos pais, já que é bem comum ouvir: “Nossa na sua idade eu já tinha carro, casa e dois filhos.” E eu acredito que sim, pois querendo ou não naquela época para quem trabalhava bastante em um emprego “ok” conseguia conquistar as suas coisas se conseguisse juntar dinheiro. Casas ou apartamentos, terrenos, carros ou motos, tudo isso antigamente era muito barato, e hoje em dia uma casa na porta da favela ou qualquer lugar perigoso aqui no Rio, não sai por menos de 100 mil reais. O terreno da minha família, na qual tem a casa hoje da minha mãe e a minha que eu construí, está avaliado em mais ou menos uns 100 mil, ou 90 mil… Porém em 2009 o meu pai comprou por 13 mil, teve muita reforma, teve bastante coisa, uma nova casa foi construída também no terreno, mas parando para pensar que de 13 mil para 90 mil é muita coisa né? Com 90 mil em 2009 meu pai comprava uma mansão..


Já hoje em dia, tudo é caro, tudo é difícil, eu só tenho a minha casa própria, que por mais que seja no terreno da minha família, se eu fecho a porta eu tenho toda a minha privacidade, eu só consegui ter isso, pois eu tinha um espaço no terreno aonde eu pude fazer o que eu bem queria. Mas eu conheço muita gente que não teve essa oportunidade e nem sequer tem previsão para ter sua própria casa, isso falando de alguém que trabalha e trabalha muito, que se priva de sair para vários lugares, só para juntar dinheiro na expectativa de ter algo. Carro então? É algo que eu nem sei quando vou ter um, porque é algo que está muito acima do meu orçamento.

Então se existe as pessoas com seus 50 anos que estão na crise da meia idade, pensando no que será que irão fazer daqui pra frente e tudo mais, tem também muito jovem, que acabou de sair da escola, entrando na faculdade e percebendo que o mundo é muito injusto, que carro, moto ou uma casa é algo que virou artigo de luxo e não pequenas coisas que temos que ter para sobreviver. 


Porém ainda há luz no fim do túnel, como falei as coisas vão acontecer uma hora ou outra, e mesmo você com seus 29 anos e ainda mora com os seus pais pois não consegue sair pra ter uma casa própria, em algum momento você irá conseguir. Pode demorar? Pode não, vai! Mas vai chegar seu momento, só não se priva de viver sua vida, pois o cemitério já tem gente demais que deixou de viver por coisas bobas. 


Sobrou dinheiro? Pagou todas suas contas, é um dinheiro que realmente sobrou, uma dica de coração, vai sair, vai pro shopping, ou parque, vai para praia ou até uma piscina, jante fora, ou vai comer um podrão na esquina da sua casa. Eu tenho minha casa, mas estou começando a construir uma maior nos fundos do terreno, quero muito ter um carro, mas eu sei que isso vai demorar, enquanto isso não acontece, eu estou vivendo o meu presente com a minha namorada, saindo para vários lugares, comendo bastante, se divertindo bastante, pois eu sei que no futuro eu vou ter algo e eu não estou nem um pouco ansioso para ter isso, muita coisa já tira o meu sono, aumenta a minha pressão e me dá dor de cabeça, agora as coisas que ainda não conquistei? Não não. Para mim é muito melhor ter pequenos sonhos e desejos, e saborear cada conquista, é isso que me dá aquela bomba de dopamina no cérebro. 


Viva meus amigos, há vida é muito curta para ficar esperando o pagamento cair e já pensar nas contas do próximo mês 

Comentários