Prefira sempre a obra original


Recentemente eu comecei uma saga na minha cabeça e muito sem querer de ler alguns livros que já tem adaptações para filmes, assim como séries e até alguns mangás que tem animes, e eu vou contar para vocês, é uma decisão de louco, pois você fica abismado de como um diretor consegue destruir por completo uma história que deveria ser somente o famoso “copia e cola”.

Eu não vou entrar muito em detalhes aqui sobre obras específicas, vou somente pontuar algumas e o que eu achei desnecessário o que fizeram, como se tivessem feito só pra irritar o público e quem é fã da obra. Eu não vou falar que fizeram um trabalho horroroso pois mesmo sendo ruim, ainda muita gente se empenhou em fazer aquilo e a culpa é única e exclusivamente dos roteiristas e diretores. 

Mas tem obras que não dá nem pra salvar, nem pra assistir num domingo à tarde, um exemplo de uma obra que corrói meu coração e eu até finjo que nunca sequer existiu o filme é de Orfanato da Senhora Peregrine, a saga de livros, já que eu achei que era uma trilogia, com começo, meio e fim, mas do nada o autor tirou mais alguma história e lançou o quarto livro e eu fiquei completamente perdido, pois novamente nos três livros a história tem um começo, meio e um fim perfeito. Mas atualmente já tem seis livros… Enfim, esse livro é ótimo, o autor é muito bom, a história é bem explorada e muito interessante, com altos e baixos, e aí veio o diretor que todos amam e depois desse filme eu passei a odiá-lo: Tim Burton e decidiu pegar só o nome e o contexto da história e todo o resto ele tirou da cabeça dele. Tem atores bons, é uma produção boa, com efeitos especiais incríveis, mas o Tim simplesmente misturou as histórias do primeiro e segundo livro, mudou os poderes, nomes e até características das personagens, criando um par romântico, na qual a personagem em questão no livro tem apenas cinco anos… E aí no filme bota ela com seus quinze anos fazendo par com o Jacob, só que a personalidade que os leitores amam está na criança de cinco anos no filme e não na personagem de verdade, gente é bizarro. 

Isso é só nesse livro que eu li há quase dez anos, olha que eu nem toquei em Percy Jackson que é a minha saga de livro preferida e os filmes são um surto coletivo na minha cabeça e de muitos, nunca existiu adaptação, estamos aguardando a série sair com um elenco melhor e com o Rick que é o autor junto na produção, aí sim, vai existir uma adaptação, até lá nunca surgiu nada. 

Eu sei que vocês vão pensar: Mas Edson, o nome já fala é uma adaptação, muitas vezes não vai seguir completamente a história do livro, precisa ser adaptada as coisas, para tudo funcionar e ficar viável para ser produzido; E eu entendo completamente isso, pois no universo literário toda a história é criada na cabeça de quem ler, cada um vai desenhar o personagem e o cenário com base em suas experiências de leituras e vida e é aceitável ter mudanças para se adequar a obra e entregar algo decente. Porém eu quero entender em que sentido isso se aplica ao Tim Burton mudar nome, personalidade, poderes… Ele podia manter tudo isso e modificar é claro as cenas que são necessárias. 

Um exemplo de uma boa adaptação é o terceiro livro e filme da saga Harry Potter, que é o Prisioneiro de Azkaban, está tudo completamente igual, salvo as mudanças que por questão de cena seria difícil de ser adaptadas, mas tirando isso, toda a obra se encaixar, é tão difícil fazer isso? E olha que o filme que o Tim estragou é de 2016, enquanto Prisioneiro de Azkaban é de 2004.

Então de coração, sempre preferia a obra original, eu sei que muita gente não tem costume de leitura, eu por muitos anos fugia de livros, igual Tim Burton foge da obra original, pois eu achava chato, até que entendi que para entrar nesse universo literário, eu tinha que escolher algo que me agradasse e ir me aprimorando até pegar livros que não combine comigo e aí ver se realmente eu consigo ler.  Muita gente não gosta de ler, pois começa lendo livros de investigação policial, mas no seu dia a dia vê doramas, séries de romance, chora com filmes de comédia romântica e coisas assim, então por que não começar lendo livros de comédia romântica? A melhor maneira de se adequar ao novo mundo é trazendo as coisas que você já está acostumada a fazer, aí depois fica muito mais fácil continuar… 

Digo isso como exemplo de leitor, eu comecei minha vida literária lendo livros da Agatha Christie pois o meu pai amava a saga de romance policial dela e toda pegada de investigação, aí eu lia muito contragosto, mas lia, até que comecei a ler livros de fantasia e enquanto eu levava quase um mês pra terminar um livro da Agatha, em uma semana eu matava dois de fantasia. 

Então se adeque ao seu gosto, pois acredite se quiser, existe livro de absolutamente tudo nesse mundo, você vai encontrar algum que seja sua vibe, algum que consiga te prender e depois disso você vai se apaixonar e ficar como eu, criticando as adaptações horríveis que estão fazendo. 

Para finalizar: Prefira sempre a obra original; Senão o Tim Burton pode destruir seus sonhos e você fica bem frustrado. 

Comentários