Livrar-se de tudo que é tóxico


Eu já quero começar dizendo que todo mundo em algum momento da sua vida ou em vários também já foi a pessoa tóxica, pois é muito fácil falar e pontuar como o mundo é tóxico e a gente é tão gentil e blá blá blá, mas vamos ser sinceros, a gente já foi tóxico né? Então podemos já descarta que esse post é uma ideia de livro de autoajuda ou palestra de coach, pois eu quero tocar na ferida e falar mal da gente mesmo, pra depois não falar mal dos outros, mas sim mostrar como os outros só estão refletindo o que a gente deixa eles refletir e que podemos ajudar essa galera sair dessa vibe ruim. 


Eu digo vibe ruim, pois muitas vezes é o momento que a gente se encontra, talvez não dormiu direito, comeu algo horrível, está chateado com algo, aí essas coisas ficam martelando na nossa cabeça sem parar, toda hora e todo momento, até chegar um ponto que a gente está explodindo com a vizinha que só deu bom dia. Nós somos bombas relógios e em todo momento o pavio vai diminuindo, o tic tac começa acelerar e coitada da pessoa que está passando ali, infelizmente ela está na hora errada e no momento errado, e você… Você só quer colocar pra fora tudo aquilo que está te matando e ai duas pessoas saem magoadas. 


Com um tempo eu aprendi a controlar esses impulsos que eu tenho as vezes de querer explodir, aprendi que o coleguinha não é culpado ou sequer fez por querer as vezes algo para me incomodar, até porque cada um é protagonista da sua própria história, isto é, cada um está lutando e vivendo da maneira que achar melhor e muitas vezes o fora vai vim e vai vim bonito.


Então para se livrar de tudo que é tóxico, temos que começar entendendo ou tentando entender o que é tóxico na verdade, pois o que é tóxico para mim talvez não seja para você, ou em uma escala maior, o que não é tóxico para você pode ser para absolutamente todo mundo ao seu redor, você ter uma namorada ou namorado que na frente de todo mundo vai e te dar um fora de graça, ou diz o que você pode ou não fazer, e você infelizmente já se acostumou com isso e sem perceber acaba dizendo “ah só está cuidando de mim” será mesmo que só está cuidando de você? Tem certeza disso? O que suas amigas ou amigos estão dizendo talvez não seja inveja não e sim um alerta… E seu namorado/namorada também pode estar fazendo sem perceber e para ele já virou algo normal. 


Ou então vamos falar das pessoas que em seus momentos ruins acabam por mais atirar pedra em todo mundo do que pedir ajuda, existe muita gente assim, eu por exemplo em meus piores momentos, em situações onde eu estou extremamente triste, eu me isolo por completo, eu não falo e nem converso com ninguém e quem vem falar comigo eu peço pra me deixar em paz, muita gente é assim também, porém existe também uma galera que em seu pior momento o seu mecanismo de defesa é começar a dar socos e pontapés em cada um que ousar tentar ajudar. Essas pessoas não estão fazendo isso porque querem, elas estão fazendo isso pois o seu coração está com medo de quem for ajudar acabar magoando mais ainda. E com pessoas assim a única coisa que eu posso dizer é: Paciência… Sim tenha muita paciência, principalmente se você conhece a pessoa em seu dia a dia e sabe que o que ela está dizendo pra ti, fazendo contigo não reflete a pessoa que verdadeiramente ela é, então tenha paciência. 


No fim nunca iremos conseguir nos livrar por completo de algo tóxico, só que podemos aprimorar nossos sentidos para perceber quando algo está errado, e ajudar a pessoa ou se afastar dela se você também achar necessário, o mesmo serve para você, olhe ao seu redor, olhe suas atitudes e reveja a maneira como você fala com aqueles que só querem se aproximar de você. 


Eu sempre digo que para conhecer alguém de verdade, você tem que ver ela em seu pior momento, pois sorrir e zoar todo mundo consegue, agora chorar na frente de outra pessoa, expor sua fraqueza não é para qualquer um, e se pessoa faz isso sem explodir com você ou explodir com você também é algo que tem que ser conversado, assim como você também chorando explodir ou não com aquele que só quer te ajudar.  


Comentários