Anel de Giges



Antes tarde do que nunca, e muito mais cedo do que eu previa, cá estou eu trazendo um novo assunto para conversarmos, já que a temporada de animes de janeiro de 2023 acabou de ser lançada, eu preciso colocar no papel esse meu pensamento senão nunca mais irei encaixar ele aqui. 


Eu já comentei algumas vezes aqui o interesse que eu tenho por filosofia, não sou muito fã de sociologia pois me remete muitos politica e eu não suporto ter que tomar meu tempo para ficar estudando política, porém filosofia, psicologia e religião são áreas de estudo que em cativam muito, saindo da minha zona de contato que é a biologia. E eu acho simplesmente incrível como coisas escritas há centenas de anos atrás conseguem ser tão atuais em devidos momentos.


E é bem sobre isso que vamos conversar hoje, em um de seus livros o filósofo Platão nos apresenta um artefato mágico que tem o poder de deixar alguém invisível, e ele acaba por aqui nas mãos de Giges que era um cara comum, vivendo sua vida até que descobre esse poder, e começa a utilizar para o mal, cometendo atos horríveis até no fim conseguir matar o rei da Lídia e assumir seu trono. É uma história mega conhecida, muitos conhecem por causa da saga de livros/filmes Senhor dos Anéis, e é um excelente exercício para conversar, criar esse pensamento crítico e até muito sincero sobre algumas pessoas. 


Como julgar é muito fácil, mas facilmente rebatido, eu então irei me usar como exemplo para esse experimento, pois é como um ditado popular diz: Dê dinheiro, mas não dê poder; Pois aí conseguimos ver quem realmente aquela pessoa é, o que ela realmente pensa sobre, o que ela pode conseguir controlar, pois quando obtemos o poder, o controle sobre algo que só cabe a nós decidir como prosseguir, temos muito o que refletir e eu até irei usar um exemplo disso. 


Eu não venho de família com muito dinheiro, então muitas das vezes eu sempre fiquei na vontade de ter algo, um celular, um vídeo game, um lanche em um lugar diferente, sempre fiquei com vontade, e de um mês pro outro eu comecei a receber o triplo do que eu recebia, graças a minha formação técnica, e aí tudo aquilo que eu tinha vontade eu simplesmente ia lá e comprava, até aí uma história ok, mas cadê o problema? Eu não soube dosar, não soube administrar tudo que eu tinha e eu ficava no vermelho, sem dois reais no bolso em pleno dia dia doze do mês, tudo isso porque eu usei mal o poder/controle do dinheiro que eu recebia. Agora pensa em alguém que sempre teve tudo, nunca passou vontade, queria algo e isso chegava na sua frente com um estalar de dedos, essa pessoa não vai sair gastando descontroladamente tudo que cair nas suas mãos, pois ele nunca teve essa vontade de obter algo, e sim eu sei há casos e casos, existe sempre uma exceção para esses dois exemplos que eu trouxe, mas que em sua maioria é isso mesmo. 


Agora que já dei o exemplo, o que eu faria com um anel de giges? Na maior da minha sinceridade, eu iria lucrar, iria arrancar dinheiro de algum lugar, não roubando o dinheiro em si, mas ouvindo ideias incríveis e colocando em prática, pegando informações importantes e por aí vai, eu seria o maior oportunista que existe, pois novamente, dê dinheiro, mas não dê poder. 


Agora uma coisa que eu acho bizarro é que eu nunca parei pra vê nos animes, algum personagem assim, com essa mentalidade, fingir ser humilde, mas que no fundo é um baita de um otário que só quer arrancar algo de alguém, claro que tem em algum lugar, mas eu nunca me toquei pra reparar nessa característica. 


Eu sei que parece bobeira, mas o poder da invisibilidade é um dos maiores e mais roubados que existe, essa ideia de poder sumir do campo de visão das pessoas é sensacional e olha que engraçado é um poder que você não imagina um herói tendo, e sim um vilão, já correlaciona o vilão de algum lugar tendo esse poder. Pois é meio que isso que o poder trás, essa liberdade pra ir, agir, ouvir e planejar o que quiser e quando quiser. 


Leiam mais sobre o anel de giges, tem muito pensamento interessante sobre essa história que Platão contou há muitos anos atrás. 


Obs: Como eu não pensei nisso, Kira de Death Note é a personificação de anel de giges, o cara fazia exatamente tudo o que eu acabei de falar. 


Comentários

  1. Gostei do post! Vou dar uma olhada nessa história, porque sinceramente não conhecia

    ResponderExcluir

Postar um comentário