Por que Animes Estilo RPG ?


Aloha Pessoas. Cachecol aqui nesta noite chuvosa, trazendo mais um texto para o blog, pra conversamos sobre animes com estilo rpg, pois tem muitas.

Não é de hoje que venho com essa dúvida / questionamento. Sobre alguns animes que tem essa pegada estilo rpg, não que eu não goste, eu até curto muito deles e pra melhorar o entendimento do meu ponto de vista, estou colocando aqui na mesa, os animes estilo jogos de rpg, não animes como Gate: Jieitai Kaonichi Nite, esse anime tem elfo, tem vampiro, tem dragão porém é o mundo diferente ou um anime bem conhecido: Dungeon ni Deai que tem toda essa pegada de dugeons e personagens evoluindo, não é disso que quero falar, estou trazendo aqui aqueles onde tem o mundo normal e do nada PAH o jogador entra no mundo dos jogos. 

Já explicado e pra quem não entendeu, pode relaxar que ao longo do texto irei explicar melhor (ou tentar). Eu quero tentar compreender porque animes como Sword Art Online popularizou tanto, e já deixo claro logo que eu gosto do anime, porém ele comparados outros não tem essa pegada de rpg que muitos falam, não é o “melhor”, muito menos o primeiro, já que o Accel World anime do mesmo criador veio bem antes e já trazia essa ideia de entrar em um jogo ou melhor viver no mundo dos jogos. Diferente de SAO, Accel World foi um anime que eu assistir forçado, eu me forcei ver todo o anime e engolir cada momento dele, muita gente adorou o anime e diz que SAO é horrível e que o criador só quis criar uma cópia com fanservice e blá blá blá, na minha opinião eu penso bem o contrário disso, acho que SAO foi um tiro certeiro do criador, claro que tem mais fanservice do que em AW porém meus amigos convivemos em universo otaku que pra muitos aqui no ocidente é meio estranho esse fanservice, mas no Japão, se caso não tiver nada, nem que seja uma calcinha ou um peito elevado, a galera nem toca no light novel pra comprar. 

Só que, não é disso que quero aborda hoje, se SAO é melhor que AW ou vice-versa, o que quero conversa é o motivo pra esses animes explodir pra valer. Toda temporada de anime vem com um anime nesse estilo e sempre tem algo diferente pra tentar emplacar e fugir da mesmice, de muitos animes que vieram, eu me prendi muito ao Log Horizon, que tem essa pegada do personagem ir pro mundo dos animes, só que de uma maneira diferente, pois lá vai quase todos os jogadores que já jogavam o game, nenhum momento temos a versão do mundo real pra saber se algo fora está acontecendo, só temos o mundo dos jogos rolando o que é muito bom, uma coisa que eu curti é que os personagens aceitam que estão nesse mundo e dão o seu melhor pra melhorar esse mundo, e com isso temos vários momentos de política no anime, você ver o personagem principal que já é conhecido em todo o jogo por ser um estrategista, agindo como o governador de tudo e decidindo o que é melhor com todos os outros líderes de guilda. É basicamente um anime slice of life com muita aventura e que te prende sem você perceber. 

Mesmo que isso seja legal pra mim, muitos ainda não curtiram pois tudo ali era muito “do bem”, ai duas temporadas de anime depois me aparece: Overlord um anime que é também com essa vibe de jogador sendo preso dentro do game, porém nesse game é tudo diferente do habitual, pois temos monstros e seres grotescos sendo os personagens principais, só que com uma pegada mais pro lado da comédia que fica muito bugado na minha cabeça, eu não consigo pegar esse time da piada e momento sério que o anime traz nos seus episódios. 

Pra finalizar minha comprovação que toda temporada de um anime com esse estilo rpg, temos agora na temporada de janeiro 2018 o anime Death March kara, que pelo o que entendi em poucos episódios que assisti, o personagem é o criador do jogo ou um dos criadores, e depois de muito trabalhar ele acabou indo dormi e quando acordou estava dentro do jogo, matou alguns monstros na sorte e subiu quase 130 níveis, agora tem vários pontos de habilidades pra distribuir conforme os problemas irão surgi nessa sua nova jornada melhor sinopse que você vai ler na internet e também tem muitas lolis. É um anime até agora muito bom, pois está fazendo aquilo que comentei agora pouco, está trazendo algo de diferente pro estilo. 

Minha dúvida / questionamento que abri lá em cima, basicamente é: Até quando esses animes irão trazer coisas novas? Pois copiar um pouquinho daqui e outro pouquinho dali, todos os animes já fazem em todas suas categorias, porém como essa onda de animes com estilo rpg é meio que “nova” muita coisa pode surgi por ai. 

Desse estilo o meu anime preferido é o Log Horizon, que estou vendo que terei que ler a light novel pois o anime até agora nada... Existe algum outro melhor que ele? Não me venha com “Sword Art Online” pois ele é bom, porém um é fantasia e outro é uma tentativa de vida futurística. 

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que está lendo esse texto, sinta-se abraçado pelo Cachecol :D

Comentários