Aprender Japonês com Gírias


Aloha Família. Cachecol aqui nesse começo de noite fria e com muita chuva que desde cedo está tirando minha disposição pra fazer qualquer coisa. Trazendo hoje mais uma postagem para o blog, como dito ontem, teremos postagem todos os dias de outubro, e hoje irie compartilhar com vocês algumas gírias japonesas. 

Acho incrível toda vez que alguém vai conversar comigo sobre língua japonesa, muitas das vezes pra compartilhar um pouco de conhecimento sobre cultura e os costumes do Japão, porém algo que eu muito vejo é que todo mundo só fala da língua formal do Japão, como se um dia eu por exemplo ir pro Japão e só falar aquela versão formal como se eu estivesse em uma entrevista ou falando com uma autoridade o tempo todo, nada de gírias ou uma conversa mais suave. 

Não julgo quem tem esse pensamento, pois dependendo do local a chances de a pessoa já te olhar com uma cara meio virada é enorme e no Japão? As chances disso acontecer são gigantescas, imagina eu um pirralho baixinho que parece ainda está no ensino médio cheio de tatuagem e cabeludo eu iria ser crucificado em praça pública exageradoooo, querendo falar ou não xenofobia é um assunto sério lá e quem negar isso com certeza vive em um mundo mágico e maravilhoso. Então sem problemas você querer aprender japonês de uma forma pura e perfeita, mas conhecer algumas gírias de lá não tem problema né? Sejamos sinceros que você por mais regrado que seja de vez enquanto solta um gíria da sua região. 

Pensando nisso eu dei uma pesquisa e acabei caindo em um site que eu já esperava cair, com base no Japão em Foco meu site preferido da cultura japonesa eu encontrei uma lista com algumas gírias japonesas que ao meu ver para questão de conhecimento é algo bem legal, indo ou não pro Japão vale a pena conhecer. 

Sem demais enrolações vamos pra lista: 

Yabai - ヤバい/やばい

Essa palavra é muito usada em situações de perigo ou surpresa no sentindo ruim vocês crie eu já devem ter ouvido esse termo em animes e doramas pois é muito usado. Também tem uma outra "versão" do Yabai que é o "Yabbe" que tem o mesmo significado porém é uma expressão mais usada por homens. 

Exemplo: 

あのこいぬみて!
Ano koinu mite!
Olhe aquele filhote de cachorro!

やばい! かわいい!
Yabai! Kawaii!
OMG! Que fofo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Majide - マジで / まじで

Majide não é tão falado, vocês já devem também ter visto essa palavras em animes ou doramas filme também sendo dita como "Maji" que é usada para descrever um momento de surpresa, ela é considerada gíria pois a palavra no Japão que descreve a surpresa é "Hontou ni", porém eu prefiro dizer que o "Maji" é algo com: SÉRIO ISSO? CÊ TÁ LOCONA? o locona eu coloquei por ser legal mesmo

Exemplo:

結婚した.
Kekkon shita.
Me casei.

マジで?!
Majide?!
Sério ?!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Guroi - グロい / ぐろい

Essa gíria é muito usada para descrever algo assustador, algo que dá medo só de imaginar ou lembrar daquilo. Eu vi muito essa gíria assistindo animes infantis eu não sei se é algo muito usado lá, porém eu vi bastante enquanto assistia, as crianças toda hora gritava "aah guroiii" é engraçado lembrar disso vou rever os animes

Exemplo:

その映画はグロいです.
Esse filme é assustador.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Yada - やだ

Essa palavra pra quem assistir anime eu nem preciso explicar né, essa gíria eu comecei a assistir em animes de comédia pois animes de comédia focam bastante em gírias, ela na tradução fica algo como "De jeito nenhum" "não mesmo". 

Exemplo:

今日は勉強ましょうか?
Kyō wa benkyōmashou ka?
Vamos estudar hoje?

やだ!
Yada!
De jeito nenhum!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essas foi algumas das gírias que eu decidir compartilhar com vocês, para a lista completa só clicar aqui "www" além dessa lista, várias outras curiosidades e tudo mais do Japão vocês podem encontrar lá, eu aprendi muito lendo os artigos de lá e sempre que dá compartilho as informações aqui. Novamente digo, para quem está aprendendo o japonês vale muito a pena conhecer um pouco dessa linguagem "underground", ainda nesse més irei trazer as gírias da internet japonesa, vocês irão entender o tão usado "wwwwwwww" nos vídeos de comédia do Japão. 

Então isso é tudo pessoal.

Obrigado por estar no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

Comentários